Lens Tokina 12-28mm f/4.0 PRO AT-X DX


Tipo de lenteWide
SystemCanon
Nikon
Montagem (montagem)Canon EF-S
Nikon F
Distância focal12 - 28 mm
Valor da aberturaf/4.0
Ângulos de visão99,3° - 54,7°
Abertura mínima22
Distância mínima de foco0,25m
Ampliação máxima0,2
Tamanho do sensorAPS-C / 23,7 x 15,6 mm /
Motor de foco automáticoMotor
Design (elementos/grupos)14 elementos em 12 grupos
Diâmetro do filtro77 mm
Dimensões (diâmetro/comprimento)84x90,2 mm
Peso600 g

Reseñas (6 de 6)


  • D

    ótimo modelo

    Depois de um ano de uso, posso dizer que a lente é excelente, gostei. Qualidade de montagem, nitidez, contraste e cor são bons.

  • A

    bom modelo

    Deve escolher entre várias cópias. O primeiro ficou ensaboado na ponta longa (22-28), mesmo cobrindo o diafragma não resolveu o problema. Uma semana depois, sem problemas, eles trocaram na loja por outra cópia, fiquei satisfeito. Eu uso na Nikon D7200.

  • A

    modelo terrível

    agosto de 2014. Aparentemente eu tenho uma cópia ruim! Não foi possível obter nitidez da lente, mesmo em LiveView. A abertura aberta absolutamente não está funcionando, há algo semelhante à nitidez na faixa f / 8-11, mas, novamente, a imagem é muito fraca! A extremidade ampla é precisa, mas perto de 28 mm, o foco frontal mais forte começa a aparecer. Embora o foco em si funcione de forma rápida e relativamente silenciosa (o nativo 18-105 foca mais silencioso!), em geral, entreguei Tokin à loja no dia seguinte. Obviamente, a lente estava com defeito, mas acabou a vontade de encomendar outra lente do mesmo tipo!Novembro de 2014. Mesmo assim decidi comprar novamente a Tokin! Parece que não vejo nenhum problema com a precisão do foco automático. Não testei em alvos, apenas cliquei nas baterias, nos jornais... Com nitidez também, tudo parece estar normal. Ainda não me acostumei com a lente, então fica “boa” todas as vezes. Ainda não tentei fotografar com Tokin na rua, mas dentro de casa, e com flash, a foto não fica ruim. Em geral, enquanto eu tento, eu me acostumo. Um pouco mais tarde, atualizarei / complementarei a revisão e corrigirei as classificações.

  • D

    modelo regular

    para paisagens e para filmagem de vídeo, então não considerei lentes sem uma abertura constante em todas as distâncias focais. Minha opinião pessoal é que a lente é ensaboada e escura. E considere isso sem foco automático. A nitidez máxima é alcançada na abertura F11, mais ou menos aceitável começa em algum lugar com F8. Eu peguei para uma grande angular, preferi o mais versátil 12-28 ao menos versátil 11-16 (Tokina AT-X 116 Pro DX II Canon EF-S). Agora sinto um pouco, porque o F2.8 é mais leve e, em termos de nitidez, a julgar pelos comentários, eles são quase os mesmos. Sigma 10-20 é terrivelmente ruim e erra o alvo, Deus me livre. (Pelo menos foi assim em todas as amostras que testei). Além disso, a Tokina recortada funciona silenciosamente em câmeras full-frame, mas a Sigma não. Aconselho você a levá-la apenas se precisar de uma ultra-wide com uma abertura constante e estiver pronto para aturar sabão tangível e tudo mais. Você não quer aturar isso - quase não há zooms com distâncias focais adequadas, mesmo no caso da Canon EF 8-15mm você terá que fazer alguns compromissos (a impossibilidade de usar filtros e o alto preço) . Ao pegá-lo, certifique-se de que a conexão óptica-matriz não esteja quebrada (uma borda mais ensaboada que a outra), Tokina muitas vezes peca com isso, e então você não pode consertá-lo com nenhum ajuste.

  • E

    bom modelo

    Boa lente quase universal da Tokina. A nitidez não é super-super, mas em um nível decente. Fiquei satisfeito com a proteção contra intempéries - estava comigo no Khibiny, chuvas, neblina - sem problemas. Uma característica da lente é que, ao fotografar, você geralmente precisa definir a compensação de exposição para -0,67 para que não haja superexposição.

  • H

    um excelente modelo

    Bom contraste, as cores são muito saturadas. A distorção é pequena, quase imperceptível. Eu comparei a nitidez com o meu 16-85, acabou sendo 1: 1 em distâncias focais 16-20, ligeiramente melhor que 12-15, pior que 24-28. Isto é quando visto em 24mp. AH estão presentes, embora poucos. Alguns, especialmente contrastantes, deixam para trás um contorno e pequenos detalhes parecem estar circulados. Se a imagem final for redimensionada para pelo menos 12mp, você não precisa se preocupar. A distorção de perspectiva é facilmente ajustada inclinando a câmera. Fotos aqui: à venda!

Reseñas positivos (7 de 7)


  • W
    Amplas, mais baratas que lentes Nikon similares.

  • E
    Focal, nitidez a partir de f4.0, design de foco automático, velocidade e precisão.

  • T
    Design poderoso, faixa FR conveniente, abertura constante, foco rápido, renderização de cores agradável.

  • T
    1) Alcance focal.
    2) Abertura fixa F4
    3) Pode usar filtros
    4) Para-sol destacável incluído
    5) Bom acabamento
    6) Nível aceitável de aberração cromática
    7) Nível aceitável de distorção geométrica
    8) Focagem interna.

  • V
    1. Faixa muito conveniente de distâncias focais.
    2. Bem feito, nada desliza para fora, sem reação.
    3. Quase não há distorções geométricas, com 28 mm você pode fotografar quase retratos com segurança.
    4. Foca com rapidez e precisão.

  • L
    Excelentes distâncias focais, nitidez, design excelente, abertura funcional não é muito caro

  • H
    Eu tentei a lente no Photoforum - eles me deixaram tirar muitas fotos. Praticamente sem distorção, excelente nitidez, foco interno.

Reseñas negativos (6 de 6)


  • Requer um filtro protetor caro, um anel de zoom apertado.

  • B
    Na minha cópia, não havia absolutamente nenhuma nitidez. A imagem inteira está em aberrações esféricas, as aberrações cromáticas também são demais.

  • F
    1) Abertura F4 - eu gostaria de mais, a lente é escura. e você ainda quer a clareza dos detalhes
    (a Canon EF 17 -40 F4 L perde em nitidez)
    3) O foco automático é lento, alto, às vezes impreciso (testado em 650d e na marca2)
    4) A lente pode "sugar" a poeira no zoom.

  • O
    1 . As bordas não são muito afiadas, especialmente em 12-16 mm.
    2. As aberrações cromáticas geralmente aparecem em 12 mm, mesmo em uma abertura coberta.

  • H
    ainda pega lebres se o sol estiver no quadro, não há perfil na sala de luz.

  • C
    Não